LIMITES OPERACIONAIS

Os limites operacionais representam o conjunto de operações do ciclo produtivo das empresas que serão incluídas no Inventário de Gases do Efeito Estufa. Em conjunto com os limites operacionais são também associadas às fontes de emissão das empresas, categorizadas em emissões diretas e obrigatórias (Escopo1), emissões indiretas e obrigatórias (Escopo 2) – relativa à compra de energia, e emissões indiretas opcionais (Escopo 3), cujo controle operacional não pertence à empresa.

Fonte: http://www.ghgprotocolbrasil.com.br/cms/arquivos/ghgespec.pdf

 


LIMITES ORGANIZACIONAIS

O limite organizacional representa a abrangência da estrutura organizacional levada em consideração no inventário de gases de efeito estufa, seja um conjunto de empresas, unidades de negócio ou unidades operacionais.

O Programa Brasileiro GHG Protocol utiliza duas abordagens para os limites organizacionais:

- Participação societária: quando a empresa responde pelas emissões de acordo com sua participação societária na operação.
- Controle operacional: quando a empresa responde por 100% das emissões nas operações que controla totalmente, mas não responde pelas emissões em operações que possui somente uma participação e não têm controle da operação.


Fonte: http://www.ghgprotocolbrasil.com.br/cms/arquivos/ghgespec.pdf