BOLSA DO CLIMA DE CHICAGO (CCX - CHICAGO CLIMATE EXCHANGE)

É a única instituição financeira americana com sistema “cap and trade” criada para o mercado de carbono voluntário, que tem como objetivo aplicar a inovação e os incentivos financeiros para o avanço social, ambiental e econômico. A CCX emite licenças (instrumentos financeiros de carbono – CFIs) que se igualam até um limite previamente determinado, podendo gerar mais dessas licenças se a empresa negociar compensações e financiando projetos de redução de GEE aprovados fora da associação. Cada CFI equivale a 100 toneladas métricas de CO2. A CCX é uma plataforma auto-reguladora, designada e governada por seus membros, que estabelece as regras deste mercado, define linhas de base, estabelece o foco de emissões (além de monitorar as emissões), define quais créditos são elegíveis e desenvolve leilões.

Além da Bolsa do Clima de Chicago, existem outras bolsas como: Bolsa de Futuros Climáticos de Chicago (CCFE – Chicago Climate Exchange Futures), Bolsa Européia do Clima (ECX – European Climate Exchange), Nord Poll, Bolsa de Energia da Austria (EXAA – Energy Exchange Áustria), Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), Climex Exchange, Vertis Environmental Finance, Bluenext e MCX (Multi-Comodity Exchange).

Fonte: http://www.chicagoclimatex.com


BSI (BRITISH STANDARDS)

BSI é o corpo de normas nacionais do Reino Unido.  Representa a economia e os interesses do Reino Unido em todas as organizações de normas européias e internacionais.

O BSI trabalha com manufatura e serviços industriais, negócios, governos e consumidores para facilitar as normas de produção britânicas, européias e internacionais.

Fonte: http://www.bsigroup.com/en/